O que ando fazendo:
Enxoval e outros preparativos para o casamento. Comprei travesseiros com a tal tecnologia Nasa é muito gostoso e confortável dormir com eles.Tenho dois jogos de mantimentos da Tupperware muito bonito e prático ai estão dois deles. Quando estiver com minha casa montada venho falar novamente sobre eles, num post com o Tema Porta Mantimentos.
Um bolerinho de linha para usar com a blusa de oncinhas, está quase pronto e está ficando muito fofo.
Esta blusa de malha, com estampa de oncinha está pronta há uns três meses,
Trabalhos e mais trabalhos escolares,
Musicalização, O lúdico na Educação
Infantil
Este projeto pretende apresentar a música clássica e criar um
brinquedo que produza sons na Educação Infantil. Buscando desenvolver a
criatividade, a afetividade, a sensibilidade e a socialização entre outros fatores
importantes nessa fase de descobrimento e conscientização sobre o conhecer do
mundo artístico.
A proposta de ensino é propiciar um momento de prazer e
aprendizagem, dessa forma levando para a classe uma música de Beethoven, em
seguida falar um pouco sobre o compositor, de sua obra e à respeito da música
clássica no mundo. Sendo esta apreciada por um público seleto, pequeno e em
geral por estudantes de música e arte.
Através do ritmo a criança vive experiências muito
importantes para seu desenvolvimento intelectual, quando a criança interage com
a música as áreas básicas do cérebro começam a se ligar a outras mais
complexas. Segundo especialistas cantar, brincar por música na vitrola ou um CD
no aparelho de som enquanto a criança
brinca são estímulos simples mas potentes que ajudam o aperfeiçoamento das
ligações neurais das regiões sensoriais do cérebro.
Além do que, a atividade musical permite o desenvolvimento da
socialização, melhora a capacidade de cooperação e participação da criança.
Atividades:
Apresentar uma música de Beethoven;
Apresentar a biografia de Beethovem;
Produzir uma biografia de si e uma ilustração;
Ouvir a música e produzir um desenho que expresse os
sentimentos do momento;
Criar um chocalho;
Brincar, cantar, dançar.
Justificativa:
O envolvimento com o som possibilita a expressão da emoção,
do sentimento favorece o conhecimento do corpo e de si de forma prazerosa.
Objetivos:
Propiciar a criança o
contato com a música clássica. Criar um brinquedo que emite som, levando as
crianças a ouvir e comparar diferentes tipos de sons. Participar de
brincadeiras, cantar, dançar, pois elas estão num momento de imaginação e
descoberta do mundo.
Metodologia:
Primeira
atividade;
Iniciando com uma conversa sobre o compositor Beethoven, em
seguida falar sobre a representação dos sons da natureza.
Segunda atividade;
Tarefa. Escrever uma biografia pessoal junto
com os pais e fazer uma ilustração que a represente.
Terceira
atividade;
Ouvir uma música de
Beethoven a 9° Sinfonia ao mesmo tempo passar giz de cera sobre o papel,
criando um desenho que expresse seus sentimentos.
Apresentar a partitura, uma cópia para cada criança entrar em contato e conhecer como escrita é a partitura de uma música.
Apresentar a partitura, uma cópia para cada criança entrar em contato e conhecer como escrita é a partitura de uma música.
Quarta atividade;
Criar um brinquedo
sonoro. Com dois potinhos de iogurtes vazios e iguais, grãos de feijão ou milho
para formar o chocalho. Cada criança produzira o seu chocalho. Usando cola e
fita colorida para unir os dois potinhos com um punhado de grãos dentro. Também
poderá decorar seu chocalho com fitas coloridas como quiser.
Após essa confecção do próprio
brinquedo é só brincar e se divertir.
Apresentação das Atividades
Biografia
Alguns artistas como Beethoven encontraram no piano uma
maneira de expressar seus sentimentos.
Ludwig
Van Beethoven, alemão, nasceu em uma cidade chamada Bonn. Em 1770 começou a
tocar piano aos 4 anos de idade. Como músico criou várias peças, como
sinfonias, concertos e sonatas. Inspirou-se nos sons da Natureza para compor.
Em algumas sinfonias incluiu partes que lembram os cantos dos passarinhos, que
era um som de que gostava muito.
Beethoven nasceu na cidade de Bonn e você?
Quais sons da Natureza você mais gosta de ouvir?
Conclusão
Desde a antiguidade a música faz parte da vida do homem. O significado
da música não tem época seus benefícios atravessam tempos e fronteiras. Ela é
expressa em vários idiomas. Vê-se que a música constitui uma forma de
comunicação muito importante na vida do homem.
Abrir espaço para a criança viver a música, enquanto brinca,
dança e cantam, as crianças ampliam suas relações sociais. Usando essa
linguagem sonora fundamental capaz de transmitir sensações, sentimentos e o
pensamento.
As cantigas são muito conhecidas e fazem parte da rotina
escolar da infância, portanto é importante incentivar as crianças a conhecer
ritmos, sons e estilos diferentes, como por exemplo, a Clássica incentivando
que a criança amplie seu repertório musical e cultural.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário