sexta-feira, 21 de maio de 2010

Um pouco do que vi fora do Brasil

A vida lá e aqui

Quando estamos aqui não expomos tanto nosso sentimento patriota, mas lá fora os brasileiros enaltecem muito nossa pátria, nossa origem e cultura. Estão sempre em busca de produtos e alimentos do brasil e ainda que nos afastamos um pouquinho de alguns costume como por exemplo o de vestimentas pela moda da Europa que nos fascina, principalmente as brasileiras se encantam com o jeito de se vestir das europeas, não se esquecendo nunca de adequar ao jeito e charme das brasileiras.
Porém o enfrentamento com o preconceito é a pior experiência; ainda somos tratados como imigrantes indesejados, apesar de a mão- de-obra brasileira ser fundamental no dia-a-dia dos espanhois que dependem desses serviços.
Embora esse desconforto do preconceito ser muito grande, muitos brasileiros seguem vivendo por lá muitos e muitos anos, afinal é difícil recomeçar a vida no Brasil, procurar uma recolocação no mercado de trabalho exige preparação e capacitação o que falta para muitos dos brasileiros que vão oferecer sua mão-de-obra, se voltam lhes faltam qualificação necessária para competir por um posto de trabalho.
Por esse e tantos outros motivos muitos continuam lá, apesar de o trabalho ser pesado e duro, o salário é mais atrativo, o consumo é maior e de melhor qualidade, então reside a dúvida em nossos corações de se readaptar em um pais violento, que nos dá medo de assaltos e sequestros ou continuar sendo um imigrante indesejado.
O que consegui ver é uma necessidade de maior preparação e capacitação profissional, porque tanto aqui como lá as profissões exigem conhecimento aplicado a cada seguimento de serviços, como por exemplo: uma cuidadora de idosos deve possuir conhecimentos básicos de primeiros socorros e uma série de outros requisitos oferecidos por cursos de qualificação.
Outro fator é o idioma, é fundamental as pessoas buscarem informações sobre a cultura local antes de viajar e também se faz necessário uma fundação aqui para orientação e reencaminhamento das pessoas que voltam e muitas vezes indecisas por enfrentar diversos impactos sociais, economicos para que não desistamos outra vez do Brasil.

Um forte abraço aos amigos que ainda permanecem fora.

2 comentários:

  1. Muito interessante o que você escreveu, uma visão clara sobre os brasileiros no exterior. Vejo sempre na tv ou por aí as pessoas falando que brasileiro é bem quisto, desejado, festejado. Pura ilusão, a realidade é oposta. Agora melhorou por aí, nem tantos precisam sair para tentar a vida. Na verdade nem foi aqui que melhorou, foi por lá que piorou. Infelizmente para todos. Bjs
    Joana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...